Prédio de luxo bloqueia vista do mar em Maceió
Empreendimento na Rota do Mar altera paisagem urbana na capital alagoana e levanta debate sobre impacto de edifícios na visibilidade da orla e planejamento urbano da região

A construção de um prédio de luxo na região da Rota do Mar, em Maceió, segue gerando repercussão após a divulgação de informações sobre valores das unidades, posicionamento da empresa responsável e questionamentos sobre impactos urbanísticos e ambientais na área.
De acordo com material divulgado pela Engemat, o empreendimento oferece apartamentos do tipo “padrão” e “master”, com valores que variam entre R$ 3,5 milhões e R$ 3,8 milhões, tendo fevereiro de 2026 como data-base de referência para os preços.
Nas redes sociais, a publicação gerou uma série de críticas de internautas, que questionaram o impacto da obra na paisagem local. Entre os comentários, usuários afirmaram que “privatizam tudo” e criticaram a perda da vista para o mar e a ocupação da região. Outro internauta escreveu que considera “revoltante” a situação, alegando que a natureza não estaria sendo valorizada no processo de desenvolvimento do empreendimento.
Licenciamento e posicionamento dos órgãos públicos
Em resposta aos questionamentos sobre licenciamento ambiental e urbanístico, a Prefeitura de Maceió informou, por meio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (IPLAM), que a construção possui licenciamento regular, concedido em conformidade com a legislação urbanística e edilícia vigente, tendo atendido todas as exigências legais e técnicas do processo.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) esclareceu que não foi o órgão responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento, uma vez que a competência para a área é municipal, conforme estabelece a Lei Complementar nº 140/2011, que define as atribuições ambientais entre União, estados e municípios.
A Engemat, responsável pela obra, não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação das informações.
Debate sobre planejamento urbano
O caso também reacendeu discussões sobre o planejamento urbano de Maceió. Segundo a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Regina Dulce Melo, o Plano Diretor da cidade está defasado, já que data de 2005 e deveria ter sido revisado em 2015, o que não ocorreu.
A especialista destacou ainda que, embora um novo Plano Diretor tenha sido encaminhado à Câmara Municipal, o processo deveria ter passado previamente pelo Conselho do Plano Diretor, onde participam entidades como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o que, segundo ela, não teria ocorrido de forma adequada.
Regina Dulce também afirmou que já havia sido procurada pelo Ministério Público Federal (MPF) para realizar estudos sobre a ocupação da região do Litoral Norte, especialmente em áreas conhecidas como “pé na areia”. Segundo a análise conjunta de especialistas de diferentes áreas, não seria possível impedir totalmente as construções, mas elas não deveriam ocorrer da forma como vêm sendo realizadas, devido aos impactos urbanos e ambientais.
A professora ainda chamou atenção para o fato de que o empreendimento está localizado em área de terreno de marinha, cuja ocupação é definida com base na linha de maré alta, e ressaltou que os critérios atuais de delimitação são antigos e necessitam de atualização.
O caso segue repercutindo e intensifica o debate entre desenvolvimento imobiliário, legislação urbanística e preservação ambiental na orla de Maceió.
Fonte: G1