Lontra invade condomínio em Aracaju, causa confusão e é resgatada por órgão ambiental
Animal silvestre correu por garagens, mergulhou na piscina e foi capturado após tentativa frustrada de resgate. Lontra apresentava ferimentos e foi encaminhada ao Cetas

Uma cena inusitada surpreendeu moradores de um condomínio no Bairro Aeroporto, em Aracaju (SE), nesta terça-feira (22). Uma lontra silvestre invadiu o local e causou grande confusão ao escapar diversas vezes da equipe de resgate da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
Segundo informações do órgão ambiental, o animal foi visto correndo pelas garagens do condomínio, entrando e saindo de diversos ambientes, o que dificultou o resgate. Em um dos momentos, a lontra chegou a ser capturada em uma rede, mas conseguiu escapar novamente. Em seguida, mergulhou na piscina do condomínio e continuou a fugir, até ser finalmente contida pelos agentes.
A Adema informou que o animal apresentava alguns ferimentos e, por isso, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), também em Aracaju, onde passou a receber os cuidados necessários.
O caso gerou grande comoção entre os moradores, que registraram parte da ação. Além do inusitado da situação, o episódio reforça a presença cada vez mais comum de animais silvestres em áreas urbanizadas, muitas vezes em busca de abrigo ou alimento.
A Adema informou que disponibiliza canais para denúncias relacionadas à criação ou comercialização ilegal de animais silvestres, bem como para a entrega voluntária de espécies exóticas e atendimento a situações de resgate. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (79) 99983-7148, das 8h às 13h, ou pelos números (79) 3198-7160 e e-mail atendimento@adema.se.gov.br.
A atuação da Adema e do CETAS tem sido essencial para garantir o bem-estar da fauna silvestre e orientar a população sobre como agir em situações semelhantes.
COMENTÁRIOS