Publicidade

Zélia Roriz

Domine a arte de escrever atas de assembleia condominial

Aprenda a técnica para redigir atas que refletem profissionalismo e precisão em gestão condominial

Domine a arte de escrever atas de assembleia condominial

Passo a passo infalível para elaborar atas de assembleia com excelência.

Escrever bem é uma habilidade que impacta positivamente diversas áreas no mundo dos negócios. E na área condominial não seria diferente!  Neste artigo você verá o passo a passo para redigir uma ata com excelência.

1. Planejamento prévio:

Antes da assembleia ou reunião, prepare-se antecipadamente,  organizando a pauta que será discutida. Isso garantirá que você não esqueça de registrar nenhum ponto importante.

2. Objetividade e clareza:

Seja conciso e claro ao redigir a ata. Utilize uma linguagem acessível, evitando jargões técnicos e termos complicados. Seja direto ao ponto, registrando apenas informações relevantes.

3. Inclusão de informações essenciais:

Certifique-se de que ata contém todas as informações necessárias, como data, hora, local da assembleia/reunião, nome do presidente da mesa, nome do secretário, lista de presença e pauta da reunião.

4. Registro completo das deliberações:

Registre com coerência e clareza as  discussões e deliberações e dependendo do item da pauta, de forma detalhada, mencionando os argumentos apresentados pelos condôminos antes de chegar a uma decisão, para contextualizar a decisão da maioria.

5. Imparcialidade:

Evite incluir opiniões pessoais ou julgamentos na ata. Seu papel é ser imparcial e registrar os fatos de forma objetiva.



6. Revisão cuidadosa:

Antes de finalizar ata, revise-a cuidadosamente em busca de erros gramaticais, ortográficos e inconsistências. Uma ata bem redigida passa confiança e eleva o nível do profissional.

7. Envio para aprovação:

Após a redação, envie ata para os condôminos aprovarem na próxima assembleia/reunião. Isso garantirá que todos estejam cientes das decisões tomadas.

8. Cumprimento da legislação e normas internas :

Certifique-se de que ata esteja em conformidade com as legislações vigentes e com as normas internas do condomínio. Respeitar esses requisitos é fundamental para a validade do documento.

Um profissional bem preparado para o mercado, entende que uma ata bem elaborada reflete profissionalismo e cuidado por parte do redator. 

Isso contribui para a imagem corporativa da Administração ou da Empresa envolvida, transmitindo seriedade, organização e eficiência.



SOBRE O AUTOR

Zélia Roriz

Zélia Roriz | Gestão e Marketing

Copywriter Profissional, Estrategista em Posicionamento Digital na empresa DIGITAL MEDIA SOLUTIONS, mais de 13 anos de experiência no setor condominial e Gerente de Relacionamento.

Confira todos os artigos deste colunista

Aviso Legal: Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Condomínio Interativo.

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login